Emagrecendo

A+ A A-
31-10-2013

Esportes que mais gastam calorias: conheça o MET, seu aliado na dieta

Avalie este item
(1 Votar)

O Equivalente Metabólico da Tarefa (MET, na sigla em inglês) é o que define o cálculo calórico de todas as atividades diárias, esportivas ou não.

Queimar calorias é sempre um caminho para quem deseja emagrecer. O esporte é aliado da boa alimentação na busca pelo peso ideal. Toda atividade diária -esportiva ou não- provoca queima de caloria, o combustível que o corpo precisa para funcionar. Mas algumas atividades gastam mais do que outras, e a explicação para isso está em três letras: MET.

 

MET é a abreviação de metabolic equivalente task, ou Equivalente Metabólico da Tarefa. Um número, bem pequeno, que pode ser de grande ajuda na briga contra a balança.

 

Para se chegar ao valor do MET foi realizada uma pesquisa sobre consumo de oxigênio que estabeleceu um valor padrão (3,5 ml/kg/min) aplicado a cada atividade.

 

- Para chegar aos valores do MET mediu-se o consumo de oxigênio de repouso de diversos indivíduos e então se estabeleceu uma média de referência populacional em consumo de oxigênio por quilo, peso e minuto.  O valor encontrado foi 3,5 ml/kg/min  é o que convencionou-se chamar de MET – explicou Dr. Turíbio Barros.

 

Baseado nisso é atribuído um MET para cada tipo de exercício físico, e ele varia de acordo com a intensidade da prática. Assim, a corrida a 15km/h possui um MET superior à corrida a 8km/h.

 

O cálculo  para se chegar ao seu consumo de calorias é simples e a fórmula apresenta um número aproximado de calorias perdidas. Naturalmente, esse não é um resultado exato, já que podemos considerar muitas variáveis, como a intensidade, o clima, as variabilidades corporais, entre outras. Mesmo que não seja tão preciso, é uma maneira de controlar quantas calorias foram gastas.

 

O resto do cálculo é você quem faz: multiplique o MET da atividade por seu peso (em quilos) e pelo tempo de exercício praticado (em horas).

met

Exemplo: Um atleta com peso de 75 kg que se propõe a andar de bicicleta pelo período de 1 hora. O MET para andar de bicicleta de forma intensa é 10,0. Através da formula: 10,0 x 75 x 1 = 750 calorias queimadas.

 

tabela

Fonte: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/ 

 

2 comentários

Deixe um comentário

Make sure you enter the (*) required information where indicated.Basic HTML code is allowed.

blue green orange red

Nossos serviços são complementares à consulta com um médico ou nutricionista, não substituindo os serviços ou orientações destes profissionais.                                                                                      EMEX NUTRIÇÃO ORIENTADA. Todos os direitos reservados.

Login

Log in to your account or

Log in with Facebook

Register

«
»
Loading…