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04-11-2011

Exercícios físicos e vitamina D contra as gordurinhas!

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A dupla infalível ajuda você a ficar mais magra!

A vitamina D é muito importante para a saúde dos ossos. No organismo, ela aumenta a absorção de cálcio pelo intestino e por isso assegura que o cálcio necessário chegue ao esqueleto, que contém 99% do cálcio total do organismo. 

A vitamina D tem efeitos diretos nos ossos, estimulando a formação das células responsáveis pela formação dos mesmos. Há dois tipos de vitamina que têm efeito similar ou idêntico: a vitamina D3 (colecalciferol) produzida quando a pele é exposta ao sol e a vitamina D2 (ergocalciferol) que é encontrada na dieta. 

A deficiência de vitamina D é freqüente em pessoas idosas. Um estudo recente na França mostrou que em mulheres idosas, os suplementos de vitamina D e cálcio podem reduzir o risco de fratura do quadril.

Recentes descobertas apontam que a vitamina D atua também no sistema imunológico, no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas. Além disso está também relacionada à prevenção de doenças como diabetes tipo I, mal de Parkinson e depressão.

Mas outro fator que tem feito com que o consumo de vitamina D tenha maior expressividade é sua ajuda no combate à obesidade. 

A vitamina D realmente tem efeito na metabolização da gordura, corta a produção do hormonio da paratireoide e acelera a quebra de gordura no fígado. 

Porém, sua ação é potencializada por meio da prática de exercícios físicos regulares. 

Aliás, a combinação das duas tem efeito muito benéfico para a saúde dos ossos e metabolismo geral, já que atividades como caminhar, correr ou pular corda, combinadas com exercícios de força, como a musculação terapêutica, facilitam a fixação do cálcio pelos ossos.

Apesar do potencial saudável da vitamina D, acredita-se que metade dos adultos e crianças tenha níveis abaixo do ideal da vitamina, e 10% das crianças sejam altamente carentes, segundo um relatório de 2008, publicado no “The American Journal of Clinical Nutrition”.

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