Emagrecendo

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04-11-2011

Mais energia e disposição no seu dia-dia!

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A nutricionista Giovana Guido apresenta alguns truques para uma vida mais saudável

Você sabia que o nosso raciocínio, memória e capacidade intelectual e física dependem de uma mente e corpo bem nutridos? E uma alimentação saudável por si dá conta de deixá-los mais saudável, com a sensação a mais de bem estar e disposição, porém, há certos truques que podemos usar para turbinar os resultados.

Quem irá nos contar quais são esses segredos, é a nutricionista Giovana Guido. Ela elaborou algumas estratégias para melhorarmos nossa alimentação, para que tenhamos mais energia e disposição no nosso dia-dia:

1 - Cuide do seu lado físico: atividades regulares revitalizam seu corpo e mente em questão de minutos (oxigenação). Benefício: alimento para as células vermelhas do sangue com mais hemoglobinas e maior transporte de oxigênio. Os exercícios também ajudam no combate ao estresse, ansiedade e melhora da auto-estima. Exercite-se pelo menos 4x/semana e sinta-se melhor;

2 - Alimente-se de 3/3 horas: Comer frequentemente evita a hipoglicemia, depósitos de gordura, sonolência, preguiça e cansaço. Tudo pelo fato de acelerar seu metabolismo e fazer com que você ingira menos alimentos em cada refeição;

3 - Evite açúcar refinado e doce: Eles proporcionam energia imediata, mas logo a sensação de energia é substituída pelo cansaço e desejo por mais doces (a glicemia sobe e depois cai rapidamente). Proteja-se disso consumindo carboidratos complexos e integrais para energia mais permanente;

4 - Livre-se do excesso de peso e gordura abdominal: eles causam preguiça, cansaço e fadiga. Menos peso = mais energia e disposição.

5 - Tome um bom café da manhã diariamente: mesmo que não esteja com fome ao acordar, seu corpo precisa repor os nutrientes que foram consumidos durante o sono. Observação: ao comer logo que acorda, você dá um estímulo matinal ao metabolismo. Faça uma refeição leve se não sentir muita fome e após 2 ou 3 horas, faça um café da manhã mais reforçado;

6 - Faça uma refeição leve e energética no almoço: se você é vítima da “depressão pós-prandial” (cansaço e sono após o almoço, resultado de uma refeição rica em proteínas, gorduras e doces), está na hora de mudar a composição do que ingere. Faça uma refeição de salada com carne magra e pão integral, sopa de vegetais com frango, salada com grelhado e sucos naturais;

7 - Evite o excesso de café com açúcar e refrigerantes, especialmente os que possuem base de Cola: além de viciarem, essas misturas fazem engordar e assim como os doces, te dá energia na hora e logo após você se sente acabado e volta a ficar com vontade de tomar mais café adoçado ou refrigerante a base de cola;

8 - Ingira complexo B: Ele evita o cansaço e desânimo, pois acelera o metabolismo. Consuma levedo de cerveja em cápsulas;

9 - Dicas de alimentos: chá verde, banana com aveia e mel, pimenta, sucos naturais, frutas, proteínas magras, massas integrais, iogurte light, frutas secas, oleaginosas, água de coco,  etc.;

10 - Dicas de fitoterápicos:
 Ginseng, Ginkgo biloba, Pholianegra, Cafeína, Catuaba, erva mate, Chá branco, Citrus aurantium, taurina, colina e Pycnogenol. As quantidades são individuais e devem ser recomendadas por nutricionistas.

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