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03-01-2014

Pegadinhas da alimentação: saiba o que não é tão saudável assim

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Nem tudo que parece é, já diz o ditado popular. Funciona assim também com alguns alimentos que consideramos saudáveis, mas nem sempre são recomendados.

Nutricionistas alertam para alguns alimentos com os quais é preciso ficar de olho. “Muitos dos alimentos que pensamos ser saudáveis podem fazer mal a sua saúde”, Veja a lista:

 

SALADAS ELABORADAS

 

“Um erro comum é assumir que tudo que envolve a palavra ‘salada’ tem que ser saudável”. Algumas são carregadas de maionese, com excesso de gorduras e calorias.

Fique de olho no tamanho do prato, prefira os molhos light e fique atento à higienização das verduras – já que uma salada mal lavada pode causar diarreias e vômitos, entre outros problemas.

 

INTEGRAIS

 

“Os alimentos integrais são excelentes, desde que sejam orgânicos. Caso contrário, estaremos ingerindo altas doses de agrotóxicos presentes nessas fibras”.

 

ALIMENTOS ARTIFICIAIS: CAIXINHA, LATA E PÓ

 

A troca do refrigerante pelo suco industrializado não é tão bom negócio assim. Os sucos de caixinha contêm uma quantidade grande de açúcar, e mesmo as versões light ainda apresentam muitos conservantes (que podem prejudicar o funcionamento do intestino) e, em alguns casos, grandes quantidades de sódio. Opte pelos naturais, que conservam vitaminas que também se perdem no processo de industrialização. Lembrando que o de laranja, embora seja excelente fonte de vitamina C, é o mais calórico.

Os chás em lata também entram na lista. Embora os flavonoides, substâncias antioxidantes, sejam mantidos, eles merecem atenção. “Também apresentam grande quantidade de açúcar ou adoçante, semelhante a dos refrigerantes”.

As sopas industrializadas, que requerem apenas adição de água, também não devem fazer parte da dieta. “Elas contêm muitos conservantes, mas principalmente muito sódio: algumas chegam a ultrapassar o dobro da quantidade recomendada para um dia todo”, afirma.

E até o leite em caixinha merece atenção. A nutricionista Paula Castilho dá a dica: “Tome leite fresco, de preferência orgânico, livre dos resíduos de agrotóxicos e promotores de crescimento presentes nas rações dos animais”.

 

ADOÇANTES

 

Embora tenha menos açúcar e seja um aliado dos diabéticos, ele pode ser muito calórico. “Para manter o sabor e a consistência, a falta de açúcar é compensada com adição de gordura”.

 

COMIDA JAPONESA

 

Alguns pratos orientais são realmente são leves, como os sashimis, feitos de peixe cru, com cerca de 20 calorias por peça (e ricos em ômega 3). Mas outros não são tão light assim. O molho de soja, por exemplo, contém alta concentração de sódio e deve ter seu consumo moderado, pois aumenta a pressão sanguínea. “É preciso também tomar muito cuidado na hora de consumir peixe cru, pois um prato mal preparado pode conter bactérias extremamente perigosas”.

 

GELATINA

 

Elas parecem inofensivas e ainda proporcionam colágeno para a pele, mas os corantes e aditivos químicos que os sabores coloridos têm fazem muito mal. “Gelatina incolor com sucos e pedacinhos de frutas orgânicas feita em casa é uma excelente sobremesa. Simples, barata e, essa sim, faz bem à saúde”.

 

BARRAS DE CEREAIS

 

Os lanchinhos milagrosos do século XXI também merecem atenção. “Muitas [barrinhas de cereais] são cheias de xarope de milho - rico em frutose -, açúcar e gordura saturada. Além disso, muitas marcas contêm mais de 350 calorias”.

 

Fonte: gnt.com.br

1 Comentário

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    visit these guys Quarta, 04 Junho 2014 17:56 Link do comentário

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