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18-05-2015

Anemia e os alimentos

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Lembra daquele exame de  sangue que  você  fez e apareceu que sua quantidade de glóbulos  vermelhos  estavam  baixos?

Naquele  dia  sua  mãe (ou  qualquer  pessoa  mais próxima) recomendou: - coma espinafre, feijão e beterraba. Ou ainda: carne, fígado e moela de frango.

Desses alimentos o que podemos afirmar é que todos têm em comum uma grande concentração de ferro, nutriente fundamental para manter a integridade das nossas células vermelhas (como a hemoglobina). O nome hemoglobina significa hemo - ferro e globina - um tipo de proteína.

A  diferença  entre  eles  é  que  possuem  ferro  de  forma  diferente.

Por  exemplo,  os alimentos de origem animal possuem a forma de ferro dois (quimicamente Fe 2+) que é o ferro que nosso organismo absorve com maior facilidade. Já os vegetais possuem o ferro na forma de ferro três (quimicamente Fe 3+) que o nosso organismo tem grande dificuldade para absorver.

Esta dificuldade em absorver o ferro dos alimentos de origem vegetal foi descoberta quando, em meados dos anos trinta, a grande incidência de anemia ferropriva (por falta de ferro  ingerido  na  alimentação)  em  crianças  nos  Estados  Unidos,  fez  com  que  o  governo norte-americano contratasse uma agência de publicidade para desenvolver um modelo que estimulasse as crianças a consumir alimentos ricos em ferro. Os alimentos foram estudados e o eleito foi o espinafre.  A  ideia  foi então criar um personagem que  fosse agredido por outro maior e mais forte. O mais fraco após apanhar consumia espinafre, ficava forte e surrava seu agressor. Assim nasceu o Popeye, que estimulou diversas gerações a consumir espinafre.

Entretanto, apesar do enorme consumo de espinafre gerado pelo Popeye, a anemia continuava alarmando o governo americano que imediatamente estimulou diversos estudos neste sentido. Foi então que se identificou a forma química do ferro que é mais biodisponível (capaz de ser absorvido facilmente pelo intestino) que é o ferro Fe 2+. –  Então quer dizer que o espinafre e o feijão não servem para nada?

Não é bem assim o ferro destes alimentos é parcialmente absorvido. Se combinarmos todos  estes  alimentos  em  várias  refeições  de  uma  pessoa  com  anemia  poderemos disponibilizar  grande  quantidade  de  ferro.  Porém  ficar  dependente  apenas  dos  alimentos vegetais para um anêmico não é uma boa ideia.

Um  ponto  importante  a  salientar  é  que  o  ferro  presente  nos  alimentos  de  origem vegetal pode ser convertido a ferro 2+ na presença de ácido ascórbico (vitamina C). Assim ao temperar estes alimentos com limão (rico em vitamina C) estaremos favorecendo a absorção do ferro de origem vegetal.  

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