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03-11-2011

Antioxidantes X Radicais Livres

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O consumo regular de alimentos que contêm antioxidantes pode prevenir doenças e envelhecimento precoce.

 

Antioxidantes são substâncias que ajudam a combater os radicais livres. O consumo regular de alimentos que contêm antioxidantes pode prevenir a formação de placas de colesterol nas artérias, bem como o câncer, e ajuda a retardar o envelhecimento.

Os antioxidantes ainda incrementam e/ou permitem a manutenção da imunidade (capacidade do organismo de reagir eficazmente contra agentes ameaçadores, como vírus e bactérias).


Radicais livres são uma espécie de “ferrugem” das células. Eles se depositam nas células provocando seu desgaste e o envelhecimento prematuro. Esse “envelhecimento” pode levar a doenças como câncer, acidentes vasculares etc.


Veja a seguir onde você encontra os antioxidantes.


• Chá verde – é recomendável tomar de três a seis xícaras por dia. Além de sua propriedade antioxidante, o chá verde pode aumentar o metabolismo, ou seja, eleva o nível de energia que o corpo despende para realizar qualquer atividade. Isso significa que, sob o estímulo desse chá, o organismo vai gastar um pouco mais de energia para realizar suas atividades vitais, como respirar, pensar etc. Procure não tomar o chá verde durante as refeições principais, pois algumas substâncias podem interferir na absorção de certos nutrientes.


• Uvas roxa ou vermelha – as uvas, principalmente as vermelhas, são ricas em substâncias antioxidantes que previnem as doenças do coração e também o envelhecimento. Tomar até duas taças de vinho tinto ao dia pode ser benéfico ao coração, pois o vinho dificulta a adesão de placas de gordura nas artérias e reduz os riscos de infarto.


• Alho – rico em uma substância antioxidante chamada alicina, que é produzida com o esmagamento ou trituração do alho cru, e também responsável pelo seu odor característico. É um alimento inteligente, porque atua no nosso organismo reduzindo os níveis de colesterol ruim e promovendo a diminuição da pressão arterial.Estudos sugerem que se consumam dois dentes de alho por dia!


• Castanha-do-pará – rica em um mineral com ação antioxidante chamado selênio, importante na prevenção de câncer, do envelhecimento, de doenças associadas ao coração, bem como na manutenção da imunidade. A recomendação é de duas unidades por dia.


• Cogumelos – os do tipo shiitake, em especial, são ricos nas substâncias antioxidantes que estimulam as células de defesa a se livrarem das células tumorais (que causam câncer) e combatem as toxinas do organismo.


• Chocolate amargo – rico em antioxidante possui ainda a capacidade de prevenir o aumento do colesterol ruim (LDL).
Quando comemos chocolate amargo, ele produz uma substância precursora do neurotransmissor serotonina, uma substância química que ajuda na promoção da saciedade e do bem-estar!
Dica inteligente:
Um pedaço de chocolate amargo pode ser uma ótima escolha para o fim do dia, quando os níveis da “substância do bem-estar” costumam diminuir!

• Soja – o consumo freqüente de soja pode reduzir as chances de doenças do coração, pois esse alimento é rico em antioxidantes, que ajudam a diminuir as taxas de colesterol total, de triglicérides, do colesterol ruim (LDL). A soja possui ainda o benefício de aumentar o bom colesterol.
É recomendado consumir ao menos duas colheres de sopa de proteína de soja por dia.

Dica inteligente

• Use a soja cozida em saladas, temperada com ervas, tomate, cebola, azeite.
• Com a proteína de soja, você pode fazer molhos e pratos como almôndegas, hambúrgueres, estrogonofe.
• Habitue-se a usar os derivados de soja no seu dia-a-dia, além do queijo (tofu) e do leite.

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